Fique Sabendo

Novas máquinas vão incrementar capacidade de produção da Abril Print

 
Fotos Juarez Dioclécio
 

A inauguração contou com a presença do presidente executivo do Grupo Abril, Giancarlo Civita.

 

A Abril Print inaugurou oficialmente nesta quarta-feira, 1/12, três novos equipamentos - inéditos no Brasil -- que vão modernizar ainda mais seus processos de impressão e acabamento e incrementar sua capacidade de produção. Trata-se de duas Gravadoras K6 e uma Lombada Quadrada Bolero. A inauguração contou com a presença do presidente executivo do Grupo Abril, Giancarlo Civita.

Na ocasião, Giancarlo ressaltou que os investimentos são necessários para que a Gráfica Abril continue sendo a principal da América do Sul. Também brincou que, com a tecnologia, está cada vez mais fácil e divertido fazer revistas. "Virou arte de computação gráfica", disse. Eduardo Costa, diretor superintendente da Gráfica, aproveitou para mostrar ao presidente o local onde será instalada a Cerutti 7, a nova rotogravura de fabricação italiana que chega ao Brasil em março do próximo ano. A Abril será a primeira Gráfica no mundo a receber a máquina que possibilita, por exemplo, a impressão de cores especiais.

Os funcionários da unidade aproveitaram a celebração para presentear Giancarlo Civita com camisetas da equipe. A visita foi encerrada com a gravação de um cilindro com um texto comemorativo na K6.

 Os mais modernos no Brasil

Os novos equipamentos -- que chegaram ao Brasil no segundo semestre e estavam em fase de testes -- fazem parte do processo de evolução tecnológica da Gráfica Abril.

O gerente de impressão da Gráfica, Marcelo Tobo, explica que a Gravadora de Cilindro K6 melhora a qualidade da impressão e possibilita redução do tempo de gravação de cilindro em até 30%. "São máquinas mais velozes. Além disso, oferecem muito mais segurança aos operadores e consomem menos energia", diz. A K6 é importada da Alemanha. "É uma gravadora de última geração. Somos a primeira Gráfica no hemisfério sul a ter esse equipamento", completa.

Fabricada na Suíça, a Lombada Quadrada Bolero realiza a encadernação das revistas com a lombada quadrada, ou seja, que utilizam adesivo. Com ela, a capacidade de produção da Gráfica Abril em lombada quadrada vai aumentar em 8 milhões de exemplares por ano.  "É um equipamento mais rápido, com capacidade para nove mil exemplares por hora, controle de qualidade embutido e acerto automático", explica o gerente de Acabamentos, Silvio Tassinari. "Melhora muito o resultado final", diz.

A Abril é considerada a maior gráfica da América Latina em volume de produção e é a única com impressão rotogravura. A unidade produz anualmente 568 milhões de exemplares impressos.

03/12/2010

Copyright © 2010, Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados