Fique Sabendo

Parceria da Gráfica reforça capacitação de seus aprendizes

 
Marizete Ambran, gerente de Recursos Humanos, participou do encontro realizado entre professores, aprendizes da Gráfica e seus pais
 

Ao longo dos últimos anos, o Programa Aprendiz do Grupo Abril vem preparando para o mercado de trabalho jovens entre 15 e 21 anos que cursam ou concluíram o Ensino Médio em escolas públicas. Uma vez inscritos e aprovados, eles passam a lidar com diferentes situações do ambiente profissional, além de realizar atividades teóricas elaboradas por instituições de ensino como CIEE, SENAI, ETB e Centro Profissionalizante Rio Branco.

Neste ano, só na Gráfica - unidade do Grupo com o maior número de participantes do programa - são cerca de 40 aprendizes. Destes, 15 que vem recebendo o ensino pedagógico do SENAI começaram a atender a um treinamento adicional, graças ao acordo firmado com o Centro Profissionalizante Rio Branco. Trata-se de uma capacitação profissional voltada à cidadania e à vida corporativa - a mesma oferecida pela instituição aos seus demais aprendizes. "Percebemos que os jovens do Rio Branco eram mais bem preparados. Fechamos a parceria e agora o curso vem sendo dado aos estudantes que já estão atuando na Gráfica", explica Marizete Ambran, gerente de Recursos Humanos.

A turma piloto começou com 17 alunos-SENAI e aulas quatro vezes por mês. O curso dura um ano e tem três módulos: Habilidades para a vida, Língua Portuguesa e Noções Administrativas e de Atendimento. "A capacitação irá prepará-los melhor para atuar na Gráfica ou no mercado, já que complementa a formação teórica e prática que tiveram até aqui", esclarece Marizete.

Entre os assuntos abordados no Centro Profissional Rio Branco estão cidadania, ética, saúde na adolescência e até regras de gramática. Para reforçar o treinamento complementar, a Consultoria de RH passou a promover palestras com profissionais da Abril - para que compartilhem suas experiências vividas dentro da empresa. Duas delas já foram organizadas: uma com Sandra França, gerente de Retenção da Abril, sobre Atendimento ao Cliente e outra sobre Comunicação Interna, com a jornalista Carla Uerlings. Além disso, os pais destes aprendizes estiveram presentes em uma reunião com os orientadores do curso, visando acompanhar o desenvolvimento de seus filhos.

 

14/11/2012

Copyright © 2010, Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados