Fique Sabendo

Grupo Abril inaugura caldeira sustentável para a Abril Print

Projeto reduzirá a emissão em cerca de 9 mil toneladas de CO2 equivalente/ano, o que corresponde a aproximadamente 50% das emissões totais da Gráfica

O Grupo Abril inaugurou nesta sexta-feira (07/12) a caldeira sustentável para a Abril Print. O equipamento reduz a emissão de GEE (gases de efeito estufa) em cerca de 9 mil toneladas de CO2 equivalente/ano. O principal diferencial da caldeira é a utilização de lenha e aparas de papel geradas pelo processo de produção da Gráfica como combustíveis renováveis, substituindo o gás natural, recurso utilizado no processo anterior. Dessa forma, a redução do consumo de gás natural será em torno 4.800.000 m³ /ano, de um total de 7.800.000m³ que são consumidos hoje em dia.O novo equipamento vai gerar vapor para o processo gráfico de rotogravura, para as plantas de recuperação de solvente utilizado na tinta e para o restaurante e os vestiários da Gráfica. Além disso, um jardim suspenso composto por plantas típicas do cerrado (vegetação nativa das margens do Rio Tietê), ameaçadas de extinção, ajudará na absorção de água de chuva, na redução das ilhas de calor e na restauração da biodiversidade.

Programa Abril Carbono Neutro

O Programa Abril Carbono Neutro é um processo de gestão integrada das emissões de GEE do Grupo Abril, que reúne medidas para a redução da quantidade de carbono emitida pela empresa. Além da implantação da caldeira, o programa, que conta com o engajamento do público interno de diversas áreas da Abril, ainda contempla o inventário de emissões do Grupo, a frente de redução das emissões e o projeto de compensação dos GEE.

Sustentabilidade na Abril

Em 2008, a Abril deu andamento aos processos de diversas áreas da empresa com base no GreenHouse Gas Protocol (GHG Protocol) - metodologia internacional de gerenciamento de emissões de GEE.

Em janeiro de 2012, o NEA - edifício sede do Grupo Abril - recebeu o certificado LEED (categoria Silver) de eficiência e sustentabilidade. Essa certificação atesta que o edifício alcançou, nos últimos anos, menor agressão ao meio ambiente em conjunto com uma melhor gestão financeira.

Além da caldeira sustentável, a Abril Print possuiu a certificação FSC (Forest Stewardship Council) conquistada em 2008 e, no ano seguinte, a PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification Schemes), que reconhece processos de manejos florestais regionais.

Recentemente, o Grupo Abril divulgou o seu Relatório de Atividades, Desempenho e Sustentabilidade, orientado pelas diretrizes do Global Reporting Initiative (GRI), metodologia internacional usada para o relato da sustentabilidade corporativa.

 

10/12/2012

Copyright © 2010, Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados