Posicionamento textos/imagens

Para impressos com qualquer tipo de acabamento:

  • Toda área de grafismo não sangrada deverá respeitar uma distância mínima de 10mm das laterais e 5mm do pé e cabeça da página. Se essa regra não for obedecida, os textos que estiverem além dessas margens de segurança podem ser cortados no processo de acabamento da publicação.
 

  • Deve-se evitar textos ou imagens com linhas muito definidas que ultrapassem a marca central entre páginas duplas.No caso de textos, caso não seja possível, é recomendável que o texto seja no mínimo corpo 12 - para fontes não serifadas - e corpo 14 - com fonte serifada. É importante ressaltar que não há como garantir boa leitura para palavras entre as páginas.Em função da variação normal de dobra no processo de impressão, o deslocamento no alinhamento da imagem ou texto poderá ser perceptível..
Para impressos com acabamento em lombada quadrada:
  • TEXTOS: Além do já exposto acima, é necessário acrescentar, além do espaçamento normal entre as palavras / letras, mais 5 mm de abertura para cada página, ou seja, um total de 10 mm. 
Ex: lombada quadrada.
  • IMAGENS: Se a imagem for sangrada, é necessário prever margem de segurança (sangria) de no mínimo 5mm e no máximo 8mm, além da linha de corte.
 

A perda de parte da imagem provocada por "encavalamento" na área central da revista, com acabamento em lombada quadrada, é inerente ao processo, para minimizá-lo é necessário uma abertura de 6mm, conforme instruções abaixo:

Procedimento:

1. Verificar qual parte da imagem ficará na lombada (marca central).

2. Cortar a imagem com 3 mm a mais partindo da marca central. Este processo deve ser feito para o lado esquerdo e direito.

3. A imagem está duplicada na marca central e pronta para ser utilizada.

Atenção:

A revisão dos anúncios/páginas realizada pela Abril Print/Editora Abril tem como objetivo evitar possíveis problemas que gerem impactos no processo gráfico. A responsabilidade pelo conteúdo, por sua produção e garantia de que a prova e o arquivo fornecidos apresentam todos os elementos, é do cliente.

Copyright © 2010, Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados